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Dia Internacional da Educação

Dia Internacional da Educação
Por Ozires Silva

Hoje, 28 de abril, comemoramos o Dia Internacional da Educação, criado a partir do Fórum Mundial da Educação, realizado nos anos 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde se reuniram representantes de 180 países, que assinaram um documento no qual se comprometiam a não poupar esforços para que cada habitante do planeta tivesse acesso a um nível educacional adequado até 2015.

Passados mais de 15 anos, fóruns foram realizados em todo o Mundo, inclusive em Florianópolis (2012) e Recife (2015), quando ouvimos diferentes declarações, todas reconhecendo a imensa importância da educação para os cidadãos, colocada como o mais eficaz meio de estimular o desenvolvimento e transformação de pessoas e da sociedade como um todo.

No mundo cultural e educacionalmente elevado da humanidade atual, há um reconhecimento que o progresso humano se dá a partir de um processo de ‘Educação para todos’.

Segundo a representação da Unesco no Brasil, o país avançou nas últimas duas décadas, como o acesso quase universalizado ao ensino fundamental para a população de 7 a 14 anos. O grande aumento da proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio (o que aponta um expressivo avanço no acesso à educação secundária), além da redução do analfabetismo entre jovens e adultos e o aumento no acesso ao ensino superior, com expressiva participação do setor privado.

Mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que sanemos todos os problemas, ou, ao menos, melhoremos muito as condições do nosso sistema educacional como um todo. Muitas preocupações ainda nos causa o grande volume de crianças e jovens que desistem do caminho de conseguir uma graduação, por motivos os mais variados.

Sabe-se que, hoje em dia, as chances de se vencer na vida estão diretamente ligadas ao nível de instrução da pessoa, ou seja, quanto mais se estuda, maiores serão as perspectivas para o futuro. Entretanto, a educação vai muito além. Ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, quanto na elevação do próprio ser social.

Além disto, deve-se perceber o grande potencial que a educação possui na capacidade de garantir características de reflexão na mente das pessoas, tendo em mente que a educação permite ao indivíduo ter opiniões, evitando que venha a ser manipulado pelo ambiente em que vive ou por terceiros.

É importante que os pais e cada cidadão precisam se convencer quanto ao valor da educação, fixando-se na exata noção do que ela representa para toda a sociedade. Somente assim haverá conscientização, elitização e politização da sociedade num todo, de modo que as oportunidades sejam abertas de maneira competitiva e unânime, e não somente sob privilégios de poucos.

Uma educação de qualidade deve ser tida como instrumento para um bem maior, no qual uma sociedade inteira tenha plena consciência de seus atos e também dos impactos que suas decisões representam, ou venham a representar, em uma comunidade.

Assim, neste dia 28 de abril, embora possamos relembrar ou comemorar os passos dados, convidamos a todos – pais, mães, professores, dirigentes de modo geral – a refletir sobre o Dia da Educação e a diferença entre ensinar e educar. É uma verdadeira batalha para a dignidade dos cidadãos, assegurando-lhes o discernimento necessário para fazer, a ser e a conviver.

 

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Artigo publicado no jornal A Tribuna, em 28/04/2018