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A Inteligência Humana, por Ozires Silva

Créditos: Divulgação

Falamos em liderança, mas se no passado estivemos empenhados na tarefa de atingir esse objetivo, ele ainda hoje continua sendo a nossa meta, pois, em que pesem todos os esforços despendidos para construir o que chamamos de civilização, estamos perante o grande projeto de preservar o meio ambiente, este do interesse de todas as espécies. Neste aspecto, estamos nos descobrindo a nós mesmos, observando-nos, valorizando-nos ou não, aceitando-nos ou também nos rejeitando, experimentando e aprendendo o melhor que podemos produzir ou fazer.

 

 

Nos últimos tempos, diríamos desde meados do Século XX, agora passado, que é surpreendente como mudamos nossas vidas, por força das descobertas e das realizações. Foi como se tivéssemos sido tocados por uma mão divina que nos concedendo um dom diferenciado, a inteligência, ampliou nossas possibilidades e habilidades, tornando-nos capazes de grandes realizações manipulando conhecimento e realizando o que não imaginávamos.

 

 

A inteligência é um termo de difícil descrição e de colocação no campo das definições convencionais. Parece indiscutível que a inteligência seja algo baseado na dotação genética, e sua efetiva evolução depende do ambiente onde o ser humano vive. Parece não ser autônoma, podendo-se aceitar que o homem, não a inteligência, é quem pensa.

 

 

 

 

Independente da importância da inteligência, como atributo que recebemos como dádiva no nascimento e conscientes de que ela nos diferencia dos demais seres vivos, é útil e proveitoso estudar e pensar sobre os mecanismos pelos quais ela se desenvolve. E esse processo passa pelas competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores conquistados como resultado do estudo, formação, raciocínio e observação. Cremos que isso pode ser definido como Aprendizagem, ou seja, uma das funções mentais, entre as mais importantes em humanos, animais e, mesmo para a instrução de sistemas artificiais, constituindo-se no caminho para todo o desenvolvimento mental de cada um.

 

 

A mecânica da Aprendizagem está relacionada com a Educação, além das demais e importantes experiências decorrentes da vida numa sociedade, organizada ou não. A passagem pelas escolas, como instrumento criado pelas sociedades do passado, tornou importante o estudo e a graduação formais, como elementos fundamentais para que as pessoas ganhem posição no seu meio e sobrevivam.

 

 

Neste contexto necessita-se de resgatar e promover a grande importância dos elementos transmissores de cultura, sejam eles pessoas, instituições educacionais e a própria sociedade, tudo aberto a mudanças e às propostas inovadoras, sobretudo confiando e valorizando as conquistas que são muitas. Só assim se conseguirá formar humanos que, sem se esquecer de viver realmente, sintam-se úteis e preparados para assumir e enfrentar com eficácia, autonomia, iniciativa e criatividade, os constantes e futuros desafios que a vida nos impõe a todos.

 

 

Artigo divulgado em 03 de fevereiro de 2013 no jornal A Tribuna