Artigos

A importância da autoestima, por Alkíndar de Oliveira

Créditos: Divulgação

Napoleão Bonaparte disse certa vez que a melhor figura de retórica é a repetição, desde que de forma didática, não cansativa. Portanto, para lembrarmos sempre da importância da autoestima no desenvolvimento pessoal e profissional, veremos a seguir depoimentos de altos executivos empresariais onde – por sete vezes – o assunto autoestima estará sendo repetido:

 

 

“Acredito firmemente na importância da autoestima no local de trabalho. Depois de quase quarenta anos na Xerox, vi o sucesso e a autoestima individuais levarem ao sucesso e à autoestima do grupo e vice-versa. A vida exige um ambiente que permita às pessoas se sentirem bem consigo mesmas, mas esquecemos que é preciso transmitir isso aos outros”. Bob Adams, Presidente da Xerox Technology Ventures

 

 

“Um número cada vez maior de empresas prestadoras de serviço está acordando para o fato de que seu corpo de funcionários é um de seus mercados-alvo mais importantes. Quanto melhor os funcionários se sentem em relação a si mesmos e à empresa, melhor se sentem em relação ao cliente”. Michael W. Gun, Vice-Presidente Sênior de Marketing da American Airlines

 

 

 

“Muitas mais empresas estão reconhecendo que o empowerment e a autoestima são elementos críticos do novo paradigma mais viável de valor nas próximas décadas”. G. E. McCown, Presidente da McCow and De Leeuw & Co.

 

 

“A compreensão da importância da autoestima é especialmente crítica para os indivíduos no mundo atual. A autoestima é a essência da competitividade, e a competitividade é a essência do destino político e econômico”. Dick Elkus, Vice-Presidente do Conselho da Tencor

 

“Pouquíssimas empresas realmente se preocupam em compreender os relacionamentos entre os funcionários ativamente envolvidos e a saúde e a lucratividade geral da empresa. O desenvolvimento da capacidade ambiental da empresa, a organização da força de trabalho e as agressivas campanhas ambientais e sociais e devem ser uma prioridade. O desenvolvimento da auto-estima dos funcionários permitirá o desenvolvimento de uma força de trabalho poderosa”. Kristine McDivitt, Ex-Diretora Executiva da Patagônia, Inc. .

 

 

“A autoestima permite-lhe confiança para alcançar a excelência, contraindo probabilidades praticamente impossíveis”. Steve Lundquis, Nadador, Vencedor de medalha de ouro olímpica, Diretor Executivo da Visionary Style, Inc.

 

“Líderes extraordinários saem do seu caminho para estimular a autoestima de seu pessoal. Quando as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que conseguem realizar”. Sam Walton, Fundador da Wal-Mart

 

Como ter certeza de que a autoestima é a base para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional? Basta observarmos com atenção os nomes dos executivos autores dos sete depoimentos. São destacadas personalidades do mundo dos negócios que, pela suas experiências de vida, não fariam tais afirmações sem pleno conhecimento de causa. Façamos como eles. Líderes autoritários, que não exercitam o diálogo nem o respeito com os seus liderados, não sabem o quanto estão perdendo. Façamos como todos os líderes citados. Façamos como Sam Walton, fundador da Rede de Supermercados Wall Mart, empresa com faturamento anual acima de 400 bilhões de dólares, valor superior à soma do PIB de vários países! Disse Sam Walton em seu livro autobiográfico: “Trabalhei a vida inteira para melhorar a autoestima do meu pessoal”.